quinta-feira, junho 23, 2005

Dia 22

Ontem tivemos alguns problemas técnicos porque o servidor da ualg estava com problemas, mas cá está um pequeno resumo, com as linhas principais da intervenção do Professor Luís Filipe Teixeira:

Pessoa no holodeck I: uma disciplina emergente?

Na segunda parte da manhã, LFT fez essencialmente um exercício: o que seria um disciplina de jogos?
A sua reflexão partiu da justificação da temática deste curso de verão: muita da cultura encontra-se nos jogos; os jogos colocam problemas das relações do homem com as tecnologias. É necessário fazer (e jogar), mas, sobretudo, também pensar. Por isso, uma disciplina de ludologia impõe-se. Seria/será uma disciplina que estuda os jogos em geral e os jogos em ambientes virtuais em particular.
As questões/provocações amontoaram-se para durante a tarde poderem vir a ser respondidas.


Emoção e Sentimento, da Edição Cinematográfica à Interactividade dos Videojogos

A tarde deste primeiro dia do Curso de Verão teve inicio com a participação do investigador Nelson Zagalo. A sua intervenção centrou-se na unicidade artistica do cinema e dos videojogos, focando também o papel e a importância da edição nos filmes e nos videojogos; o facto de a unicidade dos videojogos enquanto arte advir da sua interactividade; o papel da edição nas alterações emocionais e cognitivas.
Várias questões foram levantadas, sendo o principal destaque para a relevância/necessidade dos aspectos emocionais humanos nos videojogos para que estes tenham sucesso.