quarta-feira, junho 22, 2005

eXistenZ

A escolha do filme para terminar este primeiro dia do Curso de Verão, centrado especialmente nos Jogos, não poderia ter sido mais adequada.
eXistenZ é, sem dúvida, um filme que não pode deixar ninguém indiferente e, por isso, sentimos uma necessidade de reflectir sobre o filme e de o discutir para melhor o compreender e para o ver de outras perspectivas que nos possam ter escapado. Infelizmente creio que já estávamos todos bastante cansados e com vontade de sair do anfiteatro. Além disso, uma discussão sobre o filme naquele momento poderia ter sido precipitada, porque ainda estávamos todos a pensar: “realidade ou jogo?”. Terá sido, eventualmente, mais seguro ir para casa a seguir ao filme. Mas agora que os ânimos começam a acalmar, estão todos convidados a partilhar aqui as vossas ideias, questões e dúvidas eXistenZiais ;)


p.s. O filme saiu em 1999 (ano em que também saiu o Matrix)

2 Comments:

At 23 junho, 2005 01:24, Anonymous Anónimo said...

Achei o filme muito interessante. Há momentos em que é claro que estamos no domínio do jogo, mas houve outros em que fiquei na dúvida. O curioso é que essa dúvida também surge às personagens (do filme ou do jogo?)em alguns momentos!

 
At 23 junho, 2005 01:26, Anonymous Anónimo said...

Só conhecia "eXistenZ" de nome e há algum tempo que tinha curiosidade em vê-lo. Não sabia que tinha saído no mesmo ano que o já mítico "Matrix", talvez porque este último deu e ainda dá muito em que pensar e falar.
"eXistenZ" é um filme com uma narrativa diferente, sempre a questionar-nos: será jogo ou realidade as situações vividas pelas personagens Allegra e Pikul?
E quanto a "eXistenZ" será um filme sobre um jogo ou mesmo um jogo sobre um filme? Nunca tinha visto um filme onde o impacto que um videojogo pode ter na vida das pessoas fosse tão grande.
É um filme em que o espectador deve estar atento, pois pode perder de vista um elemento importante à percepção da história do filme. Os avanços e recuos no tempo, a reviravolta final que nos deixa intrigados faz-me lembrar o excelente "Memento" de Christopher Nolan.
Foi uma boa escolha. Gostei.

 

Enviar um comentário

<< Home