quinta-feira, junho 16, 2005

Rádios Universitárias em debate na UAlg - parte II

Terminou o 1.º Encontro Nacional de Rádios Universitárias, que ficou marcado sobretudo pela troca de experiências entre os diversos oradores convidados.
Durante a tarde os convidados da Universidade de Léon e da Rádio Interna do Instituto Superior Técnico (RIIST) apresentaram os seus projectos e falaram de algumas lacunas e dificuldades que as rádios atravessam.

O encontro terminou com um fórum que teve transmissão em directo na Rádio Universitária do Algarve de onde saíram as conclusões dos debates que se realizaram durante todo o dia. Neste fórum os principais assuntos debatidos prenderam-se com a necessidade de uma colaboração estreita entre as universidades e as rádios universitárias e a necessidade, também, de despertar nos novos alunos a paixão pela rádio que parece faltar às novas gerações.

Foi, ainda, debatida a questão da prestação de um serviço público por parte destas rádios e os principais problemas que impedem estes projectos de progredir, como é o caso da falta de financiamentos e de meios humanos com colaborações permanentes.

De destacar a referência feita às rádios universitárias como as verdadeiras escolas de rádio, ou mesmo como único local onde o experimentalismo permite aprender a fazer rádio sem estar submetido a pressões. Por outro lado, estas rádios foram apontadas como um excelente meio de dar voz às minorias e de promover o intercâmbio entre estudantes de diversos países.

Deste 1.º Encontro Nacional de Rádios Universitárias ficou a vontade de repetir a experiência e de trazer à Universidade do Algarve o 2.º Encontro Ibero-Americano de Rádios Universitárias, cuja primeira edição se realizou este ano em Granada.

Ficou em aberto uma colaboração entre as diversas rádios universitárias, designadamente através da troca de programas entre elas, bem como a criação de uma associação nacional que represente as rádios universitárias.


1.º Encontro Nacional de Rádios Universitárias



Oradores convidados (da esquerda para a direita): David (Universidade de Léon), Luís Mendonça (Universidade FM), Hélder Wasterlain (Rádio Universidade de Coimbra), Paula Cordeiro (Professora da UAlg) e Pedro Duarte (Rádio Universitária do Algarve)



Os participantes deste primeiro encontro



A discussão manteve-se entre os participantes durante as pausas do encontro

Cláudio Santos
Carolina Silva